sexta-feira, 3 de outubro de 2008

GRUPOS SOCIAIS DE TRAVESSEIRO

JUCATRA- Juventude Católica de Travesseiro :
Tudo começou em 18 de fevereiro de 1987 um grupo de pessoas da sede do município fundou a Juventude Católica de Travesseiro, a Jucatra. Em 2008, a entidade completou 21 anos de fundação. O grupo tem a intenção de discutir assuntos diversos referentes à sua realidade, buscando maior interação entre jovens e sociedade, o grupo teve embaseamento nos ideais católicos para a organização de reuniões, atividades de lazer e serviços comunitários.
A Jucatra sempre teve grande participação na sociedade com a colaboração em festas comunitárias, organização de missas e participação em atividades da administração municipal, como competições de vôlei, futsal e gincanas.
Hoje, o grupo conta com 60 integrantes e se reúne no terceiro fim de semana de cada mês, com missa seguida de reunão. Há controle de faltas, pagamento de anuidade, ata e ingresso de novos sócios, a partir dos 15 anos, a cada mês de fevereiro e março.
Pessoa entrevistada: Gustavo Luís Rauber, também integrante da Jucatra.

TIME SUB-16 DO JUCATRA, CAMPEÃO MUNICIPAL DE 2008.

GRUPO DE JOVENS JUCATRA, EM SUA FESTA DE SÃO JOÃO.

Grupo de professores estaduais (Associação em Ação) :


Os encontros ocorrem quando promovem uma confraternização.
Pagam uma mensalidade a cada mês. Assim ganham uma lembraça conforme a festividade, como: dia dos professores, dia dos pais, dia das mães, etc...
Nos encontros podem haver jantas ou almoços, pagas com o dinheiro da mensalidade.
Fazem também amigo secreto no final de ano, como uma forma de despedida.
Pessoa entrevistada: Idelbe M. G. Nied, participante do grupo de Associação dos Professores ou Associação em Ação.
PPDs :

O grupo é formado por 9 pessoas, são todos adultos, entre 25 e 80 anos de idade. A grande maioria tem distúrbios mentais.
Se encontram mensalmente ou a cada mês e meio. Os encontros estão sendo realizados no Centro de Referências Social (CRAS), de Travesseiro. São baseados em uma festividade e também é feito uma parte espiritual. Páscoa e Natal, não podem faltar. Os PPDs, gostam de doces, mas a maioria não podem comer pois, eles tem hipertensão e diabetes, por isso deve haver um cuidado maior.
Gostam de relembrar o passado, como por exemplo, as mães, as comidas, como era a sociedade, etc. Gostam muito de sair e tirar fotos.
O que falta para os PPDs, é carinho. Normalmente eles são excluídos da comunidade. Para os PPDs, não há diferenças, todos são iguais. Há uma ajuda mútua entre eles. Para os PPDs, a religiosidade é muito valorizada.
Pessoa entrevistada: Eloíse Zanatta, que acompanha o grupo dos PPDs.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

GRUPOS SOCIAIS

Frohsinn
É um grupo folclórico alemão. O objetivo do grupo é preservar a cultura alemã.
O grupo foi fundado por jovens, com a intenção de preservar a cultura dos colonizadores,passou a integrar-se na santidade, primeiramente se chamou grupo de danças
frohsinn.Esse grupo tem 19 anos de existência.Há 83 dançarinos divididos em 5 categorias,Infanto-juvenil, Juvenil, Semi-Oficial, Oficial e Casados . Há 4 coordenadores que ensaiam as categorias, a maior parte dos ensaios são feitos nos sábados, na casa de cultura de Forqueta.
O evento maior do
Frohsinn é a Noite de Origem Alemã, que ocorre todos em Julho.
Durante o ano fizemos várias
visitas a outros grupos da região e do estado em suas respectivas programações.
O material das danças, provém do Centro Cultural de Gramado que mantém parceria com Instituições da Alemanha, que
pesquisam e resgatam o histórico das danças.
Os trajes
provenientes da Áustria, outros da região de Unserich e Braumschweig.

Entrevistadas:Rose Maria Grasi e Raquel, ambas são coordenadoras do Frohsinn.


Coroinhas

O grupo dos Coroinhas surgiu da vontade de integrar as crianças de uma forma expressiva na comunidade e celebrações.
Há 24 integrantes no grupo, sendo coordenados por dois assessores, tem um encontro por mês, preparados com um aluno do seminário Sagrado Coração de Jesus. Os encontros são de prazer e reflexões.
O
objetivo desse grupo é despertar nas crianças desde cedo sua vocação em servir-se ao próximo e a viver na fé.
Nas celebrações os
coroinhas tem diversas atividades: tocar sineta, servir o padre, ajudar nas oferendas, ser anjinho, e entre outros.

Entrevistados: Sérgio e Rose, são os assessores dos coroinhas.



VIA SAGRA

O
objetivo desse grupo é reviver os últimos passos de Jesus .A comunidade de Forqueta, apresenta todos os anos na Sexta-Feira Santa A Paixão e morte de Jesus Cristo, que esteve em sua décima edição.Há cerca de120 integrantes todos amadores, que atuam nas diferentes margens desta história.
Os preparativos começam logo
após o carnaval, fazendo os ensaios num campo de futebol todos os domingos à noite.
A montagem do cenário já começa na
véspera do Domingo de Ramos.Toda estrutura de palcos figurinos, decoração é feita pela própria comunidade envolvida voluntariamente.
Voltada inicialmente apenas para a própria comunidade de
Forqueta, o evento foi gradativamente criando raízes e crescendo em tamanho, prestigio e consequentemente aumentando a responsabilidade de transmitir cada vez mais e melhor o verdadeiro sentido da Páscoa, a vitória da vida sobre a morte.

Entrevistados:
Márcio e
Rose.

Alunas: Josiane, Débora e Jociele
Município: Arroio do Meio

Grupos sociais do município de Roca Sales

CLUBE DE MÃES ANA NÉRI

O clube de Mães Ana Nbéri encontra-se semalnalmente em Roca Sales há 25 anos e tem por principal objetivo confraternizar-se e solidariezar-se com a comunidade rocassalense. Em seus encontros, as associadas confeccionam peças artesanais para pessoas carentes e também para serem vendidas a fim de arrecadar fundoas para o clube. As participantes do clube têm entre 40 e 70 anos. Os encontros são realizados no salão paroquial da comunidade.

GRUPO DE NOVENA DO BAIRRO PÔR DO SOL

O grupo de novena do Bairro Pôr do Solse encontra há aproximadamente 20 anos. Os encontros ocorrem nas casas das famílias participantes, nas épocas da Páscoa, Natal e do Padroeiro São José. O grupo se encontra a fim de integrara as famílias do bairro, celebrar as festividades religiosas... participam do grupo desde crianças até idosos.
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
O grupo do apostolado da oração se encontra a 23 anos e tem como objetivo refletir, rezar e conhecer melhor uns aos outros. As associadas se encontram uma vez por mês na sala pastoral. O Apostolado da Oração também promove um chá anualmente a fim de arrecadar fundos e azem também visitas às pessoas enfermas da comunidade.
Aluna: Mônica Cofferri
Turma 11B 2008